Páginas

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

MUSCULAÇÃO

CONCEITO
A musculação é uma atividade física versátil, geralmente com a utilização de pesos nos treinos. Não pode ser considerado um esporte, mas é um instrumento para o condicionamento físico das pessoas, sejam atletas ou não.
A musculação é a base de esportes como o fisiculturismo (musculação de competição) e o levantamento de peso (básico e olímpico). Além disso, atletas de inúmeras modalidades utilizam a musculação para o preparo físico específico em seus esportes.

HISTÓRIA DA MUSCULAÇÃO
Segundo Leighton (1986), a mitologia grega relata que houve um homem chamado Milo, que vivia em Crotona, que queria se tomar o homem mais forte de toda a Grécia, e para tal fato ele realizava seus treinamentos carregando um bezerro nas costas. À medida que o bezerro ia crescendo, Milo ia ficando mais forte, a ponto do bezerro virar um touro e Milo carregá-lo nos ombros.
A musculação como forma de competição onde se exibia os músculos tem como dado oficial o registro da primeira competição em 1901 em Londres. Possivelmente tenham existidos outros campeonatos, mas este é o que parece que deu início oficial ao esporte. Esta competição foi intitulada: "O Físico mais Fabuloso do Mundo" e foi idealizada e realizado por Eugene Sandow e contou com 156 atletas. O vencedor foi Willian Murray, que mais tarde se tornou ator, cantor e músico, tendo criado números artísticos com atletas que imitavam gladiadores, junto com estes eventos criou campeonatos de Musculação na Inglaterra.

TIPOS DE MÚSCULOS
Músculo Cardíaco: Como o nome já diz, é o músculo que compõe inteiramente nosso coração, é responsável pelos movimentos involuntários de contração e descontração que gera o bombeamento de sangue para todo nosso organismo.
Músculo Liso: Esse tipo de tecido muscular é mais comumente encontrado em órgãos internos de nosso corpo, como por exemplo: no estômago, bexiga entre outros. Responsáveis pela digestão e excreção respectivamente no exemplo dado.
Músculo Esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.
O QUE SÃO FIBRAS MUSCULARES
Fibras musculares são estruturas que se localizam internamente aos músculos.
Cada músculo do corpo é formado pelas chamadas fibras musculares que podem ser rápidas, lentas e outras com características intermediárias entre as rápidas e lentas.
Tipos de fibras musculares
TIPO I: Contração muscular lenta, utiliza o oxigênio como principal fonte de energia, são altamente resistente  a fadiga, pouca hipertrofia muscular e são mais apropriadas a exercícios de longa duração
TIPO II: Contração muscular rápida, geram movimentos rápidos e poderosos, fadigam rapidamente e facilitam o ganho de massa muscular. Dividi-se em:
IIA: Fibra intermediária (atividades de força, velocidade e resistência).
IIB: Atividades de força com pouca resistência.

HIPERTROFIA E HIPERPLASIA
Hipertrofia é um processo que ocorre a nível celular e esta vinculado ao aumento do tamanho e do volume das células. Portanto quando você sofre hipertrofia, você não desenvolve células musculares novas, apenas aumenta as já existentes de tamanho.
Na hiperplasia ao invés de aumentar o volume celular, o que acontece é um aumento do número de células. Com a hiperplasia, novas células são produzidas e o que aumenta é a cisão longitudinal das fibras, dividindo linearmente as fibras em duas.


CUIDADOS ANTES COMEÇAR A FAZER MUSCULAÇÃO
·         Alongue seu corpo de uma forma geral, mas dê ênfase à parte que será exercitada.
·         Faça um pequeno aquecimento (correndo ou caminhando) por pelo menos 10 minutos.
·         Não exagere na carga dos aparelhos na primeira série de cada exercício.
·         Tente fazer movimentos suaves, iguais e repetidos, sem impactos grandes e em determinado ritmo.
·         Aumente o peso do exercício apenas se você conseguir fazer mais repetições do que o seu professor indicou.
·         Não exagere na carga dos aparelhos, pois poderão surgir problemas de postura e dores musculares.
·         Atente para o intervalo recomendado pelo seu professor durante as séries de exercícios.
·         Beba água quando puder.
·         Alongue após o treino, a fim de evitar dores e lesões musculares posteriores.

OVERTRAINING
Overtraining é o termo usado para designar um excesso de treinamento. Ocorre quando a pessoa treina de forma inadequada, não respeitando os intervalos ou tempo de recuperação. Este exagero poderia ser evitado com um bom planejamento em relação a volume, intensidade e pausas de recuperação dos treinos.

O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL?
O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia. 
Para trabalhar a musculatura profunda, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. É um método que ajuda a prevenir lesões, gera melhorias cardiovasculares, a redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular. 


BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO
·         Tonificação muscular
·         Auxilia na prevenção de osteoporose
·         Aumento da força
·         Melhora o sistema imunológico
·         Diminui os riscos de adquirir diabetes
·         Melhora da autoestima
·         Diminuição de gordura corporal
·         Correção da postura
·         Acelera o metabolismo

DICAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS DE SEU TREINO
·         Treine com regularidade
·         Divida o treino em grupos musculares
·         Nenhum músculo cresce se o corpo não estiver bem alimentado
·         Os músculos crescem se sobrecarregados, não por fadiga ou inchaço
·         É preciso repouso para os músculos crescerem


EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM
1. Qual o conceito de musculação.
2. Faça um breve resumo da história da musculação.
3. Quais os tipos de músculos?
4. O que são as fibras musculares?
5. Quais os tipos de fibras musculares?
6. Qual a diferença entre hipertrofia e hiperplasia?
7. Cite alguns cuidados que devemos ter antes de começar a fazer musculação?
8. O que é overtraining?
9. O que é treinamento funcional?
10. Cite alguns benefícios que a musculação proporciona a nossa saúde?




Nenhum comentário:

Postar um comentário