Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

FESTA DE TÉRMINO DE CURSO - FORMANDOS 2012

3° ANOS A, B e C
CORAGEM

Se o que você está percorrendo é o caminho dos seus verdadeiros sonhos, comprometa-se com ele. Não deixe a porta de saída aberta, através da desculpa: "Ainda não é bem isto que eu queria".

Esta frase guarda dentro dela a semente da derrota. Assuma o seu caminho, mesmo que precise dar passos incertos, mesmo que saiba que pode fazer melhor o que está fazendo.

Se você aceitar suas possibilidades no presente, vai melhorar no futuro, mas se negar suas limitações, jamais se verá livre delas. Enfrente seu caminho com coragem, não tenha medo da crítica dos outros.

E, sobretudo, não se deixe paralisar por sua própria crítica.
Deus estará sempre com você nas noites insones, e enxugará com seu amor as lágrimas ocultas.
Deus é o Deus dos valentes.

(Paulo Coelho)

Resultado já está disponível para candidatos


Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012) já estão na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cada participante pode visualizar as notas por área de conhecimento e a nota da redação, informando o CPF ou número de inscrição, e a senha usada no ato do cadastro.

As provas foram realizadas em 1.615 municípios, em todo o país, por 4,1 milhões de participantes. Os gabaritos foram divulgados no dia 6 de novembro. As redações estarão disponíveis para vista pedagógica em 6 de fevereiro. 

Com o resultado do Enem, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), adotado pela maioria das instituições de ensino superior do Brasil. Existem 129.279 vagas em 101 instituições. Também está disponível o manual "Entenda a sua nota no Enem – Guia do Participante". 

 Assessoria de Comunicação do Inep

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CAMPEÕES INTERCLASSE 2012




PARABÉNS A TODAS AS TURMAS PELOS ESFORÇOS E PELA DEDICAÇÃO!

O importante não é competir.
O importante é participar. 
Onde será inevitável um destaque
E como tal haverá um vencedor.
Leandro Bahiah

Maria Neusa Araújo Moura: Final do Interclasse 2012

Na noite desta segunda feira (29) foi realizada as finais do Campeonato Interclasse de Futsal Masculino e Feminino da Escola Maria Neusa Araújo Moura. 
A equipe escolar, juntamente com o Grêmio Estudantil deram um show de organização do evento. As equipes junto com o público presente cantando o Hino Nacional Brasileiro foi emocionante.


Os jogos deram início com a final feminina entre o 1º Ano A (Taislane, Andreza, Natália, Marilene, Thainara, Raquel, Niliane e Conceição) contra o 3º Ano C (Josiane, Rafaela, Natália, Patricia, Leiliane, Joana, Nicaele e Elisiane). No jogo normal 3 X 3 e a partida teve a decisão decidida nos pênaltis. Esta disputa foi marcada pelo enorme número de pênaltis perdidos para ambos os lados, mas no final o 3º Ano C foi campeão com destaque para a goleira Nicaele que pegou três pênaltis redimido-se por ter feito dois gols contra na partida.


Na final masculina não faltou emoção. 2º Ano A (Evandro, Luís, Leone, Cassiano, Bruno, Leonan, Dyonas, Jonhray e Alef). 1º Ano B (Cassiano, Anderson, Felipe, Fernando, Sandro, Iuri, Francisco de Assis (Diassis), Leonardo Fernandes, Jeová, Flávio e Leonardo Paiva). A equipe do 1º B abriu 3 X 1, mas a equipe do 2º A conseguiu virar para 6 X 5, tendo como destaque o artilheiro da competição Bruno Lira.



Agradecemos a todos que colaboraram para a realização desde campeonato: ao Grêmio Estudantil, em especial, Raí, Eduardo, Raimundo Nonato, Luís, José Antônio; ao Núcleo Gestor; aos árbitros: Lucas Emanuel, Cosmo Danilo, José Nilo; a escola de Ensino Fundamental Dona Livramento Araújo, e a todas as pessoas que colaboraram para a realização deste evento.




Com adaptações.
Prof. Cleverlan Feijó.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

VESTIBULAR 2013.1 - UVA

A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, através da Comissão Executiva do Processo Seletivo - CEPS, torna público o Edital n° 15/2012, para conhecimento dos interessados, disciplinando as condições do PROCESSO SELETIVO 2013.1, destinado ao preenchimento de 890 (oitocentas e noventa) vagas distribuídas conforme o quadro abaixo:


As inscrições estarão abertas no período de 22 de outubro a 09 de novembro de 2012, das 08h às 23h59min.

Os candidatos que desejarem solicitar desconto ou isenção da taxa de inscrição deverão efetuar sua inscrição somente no período de 22 a 26 de outubro de 2012.

Outras informações: http://www.uvanet.br/

PROJETO ESTABELECE CARGA HORÁRIA MÍNIMA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS


Projeto de lei que estabelece carga horária mínima de duas horas de aulas de educação física por semana nos ensinos fundamental e médio nas escolas públicas e particulares de todo o país, está pronto para inclusão na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria receberá decisão terminativa na comissão. 

O PLS 249/2012, do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96). Na norma está explícito o caráter obrigatório da disciplina e os casos em que a prática é facultativa, entre eles, para alunos que cumpram, por exemplo, jornada de trabalho igual ou superior a seis horas e tenham mais de 30 anos de idade.
A LDB determina ainda que cada escola é responsável por construir seu projeto pedagógico e definir a carga horária de cada uma das matérias. Na avaliação do senador, essa mudança em relação ao texto original da lei representou “um preocupante enfraquecimento da educação física, que sempre enfrentou resistência no meio acadêmico”.

“Apesar dos benefícios da educação física, os professores da disciplina sempre tiveram que se preocupar em demonstrar para os pais, para o corpo docente e até mesmo para os alunos sua finalidade e sua importância para o futuro da sociedade”, justifica Amorim.

Entre os benefícios da disciplina, o senador destaca que a educação física ajuda no desenvolvimento motor das crianças, além de combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

“Não se dá a devida importância a essa que é uma matéria essencial no currículo escolar”, observa o parlamentar.

Relatório

Ao recomendar a aprovação do projeto, o relator na CE, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), concorda que a mudança proposta reforça a importância da educação física nas escolas.

“Podemos afirmar que a maioria das escolas de ensino fundamental e médio já observa essa prescrição. Desse modo, sua previsão em lei apenas reforça a relevância da educação física no projeto pedagógico de cada escola e, por conseguinte, na formação dos estudantes”, afirma o senador cearense.

Formação

Também está pronto para inclusão na pauta da CE o PLS 103/2012, do senador Ivo Cassol (PP-RO), que exige formação específica para dar aulas de educação física nas escolas.

*Matéria retirada do site Boa Informação

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ATIVIDADE FÍSICA X SEDENTARISMO

"Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que nos países desenvolvidos mais de dois milhões de mortes são atribuíveis ao sedentarismo, e que 60 a 80% da população mundial não é suficientemente ativa para obter benefícios na saúde." (OMS, 2002)


Quem é o sedentário?

A maioria das pessoas ainda acham que o sedentário é aquele que não pratica atividades esportivas, mas na verdade, define-se como sedentário a pessoa que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais: serviços de casa, ida ao trabalho, etc. Segundo a OMS, o sedentário não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana em atividades físicas.

Alguns fatores impedem a busca por atividade física:

No caso das criança, o mundo atual tem oferecido uma série de opções que facilitam,e  consequentemente agravam a "não procura" por atividade física. São elas: alimentos industrializados, fast-foods, videogames, computadores, e que predispõe também à prevalência da obesidade infantil.

Para os jovens, alguns fatores como: falta de tempo e motivação, apoio insuficiente e falta de orientação dos adultos, sentimentos de vergonha ou incapacidade, falta de locais seguros e atrativos, e a simples ausência de conhecimento das vantagens e benefícios de ser ativo.

Nas mulheres, entre as primeiras cinco barreiras para a prática da atividade física, foram citadas: a) a falta de companhia; b) a falta de interesse (mais comum nas mulheres de 65 a 74 anos); c) a fadiga; d) problemas de saúde; e e) a artrite. Sendo que nas mulheres maiores de 75 anos de idade problemas de saúde e funcionais, como medo às quedas, foram as principais barreiras mencionadas.

As políticas públicas devem promover na população o estímulo à adoção da recomendação atual da atividade física, encorajando os indivíduos de todas as idades.

Recomendações de atividades físicas

Crianças:

Estas precisam brincar, experimentar atividades diferentes e, possivelmente, se apaixonar por alguma, despertar para uma vida mais saudável através das atividades, do esporte, do lazer. Deve ser hábito cotidiano! Segundo Saba (2011), quem foi sedentário na infância e/ou na adolescência costuma trazer para a maturidade heranças da inatividade.

Adolescentes:

Para os adolescentes, a recomendação de atividades físicas é maior que para os adultos, sendo necessário para se ter uma boa saúde que se realize aproximadamente 60 minutos diários de atividade física moderada a vigorosa.

A prática de atividades físicas na adolescência diminui o risco de se ter câncer de mama, fraturas ósseas, hipertensão arterial e altos índices de gordura corporal na fase adulta, sendo que esta melhora também a aptidão cardiorrespiratória e a auto-estima e diminui os níveis de stress do adolescente (HALLAL et al., 2006).

Adultos:

Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por dia, na maior parte dos dias, de forma contínua ou acumulada. Devem ainda realizar atividades que mantenham ou aumentem a força muscular e a resistência (como levantar pesos ou exercícios similares) em pelo menos dois dias da semana.

A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva. Platão (428 a.C – 348 a. C)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HALLAL PC, VICTORA CG, AZEVEDO MR, WELLS JC. Adolescent physical activity and health: a systematic review. Sports Med 2006;36:1019-30

KRUG, Rodrigo de Rosso; MARCHESAN, Moane. Recomendações de alimentação e de atividades físicas nas diferentes idades: uma revisão da literatura. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, ano 14, n. 132, p. 1, mai. 2009. http://www.efdeportes.com/efd132/alimentacao-e-atividades-fisicas-nas-diferentes-idades.htm

MATSUDO, S. M. Envelhecimento e atividade física. [S. L.]: Midiograf, 2002.

OMS. Joint WHO/FAO Expert Consultationon Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases. Geneva,Switzerland,2002.

SABA, F. Mexa-se: atividade física, saúde e bem-estar. São Paulo: Phorte, 2008.

Os benefícios da Educação Física

Especialistas ressaltam que atividade favorece sociabilização de alunos e reclamam de redução na carga horária.

Muitas vezes interpretada apenas como uma recreação ou tempo livre entre o momento do aprendizado de uma e outra disciplina, a aula de educação física é tão importante quanto as de matemática, português e companhia. A prática do esporte na escola faz parte do trabalho de formação do cidadão e deve ser incentivada desde as primeiras séries. Porém, o que acontece freqüentemente, segundo especialistas, é o desperdício dessas atividades e a redução da carga horária. 
A coordenadora do curso de graduação em educação física do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), Alessandra Magalhães Garcia, disse que a carga horária das aulas de educação física nas escolas de ensinos fundamental e médio tem diminuído muito nos últimos anos. "Na minha época, tínhamos educação física três vezes por semana. Depois diminuiu para duas e hoje tem escola que disponibiliza essa aula apenas uma vez por semana. É importante resgatar o volume de aula e também valorizá-las." 
A atividade física é importante no contexto escolar, segundo Alessandra, para proporcionar a sociabilização e espírito de equipe. "Praticar esporte na escola ensina os alunos a perder e a ganhar, a respeitar o adversário e a trabalhar em equipe. A criança que adquire o hábito de praticar esporte e o mantém até a maturidade será um adulto muito mais saudável." 
E para uma boa aula não basta o professor entregar uma bola de futebol ou basquete a um grupo de alunos. Conforme Kátia Lemos, doutora em pedagogia do esporte e professora do curso de graduação em educação física na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a educação física requer planejamento metodológico e pedagógico para dar resultados positivos. 
"A função da escola é apresentar para o estudante a variedade existente de modalidades esportivas. É obrigação da escola promover essa vivência desportiva aos alunos e função do professor propiciar atividades de qualidade, ensinando os fundamentos e regras básicas, com planejamento e sensibilidade. Sem essa sensibilidade e preparo, os alunos vão ficando desmotivados", afirmou. 
Segundo Kátia, a escola é um espaço democrático, ideal para que as crianças tenham contato com todas as modalidades esportivas, sem se preocupar com a técnica. "Eu não consigo enxergar uma escola sem esporte e esporte sem escola. O mais importante é que o estudante conheça as modalidades para que possa definir seu futuro com mais conhecimento, mais opção de escolha, mais experiência."

Por Carolina Coutinho
Fonte: Portal da Educação Física

domingo, 12 de agosto de 2012

Educação Física: saiba quando um aluno pode ser liberado da prática

A lei que tornou facultativa a disciplina preferida da maioria da garotada é de 1996. Mas ainda hoje nem todo mundo sabe que, apesar de todo colégio ser obrigado a oferecer aulas de Educação Física, nem todo aluno precisa assisti-las. Mas não basta uma dorzinha de barriga para liberar os mais preguiçosos da aula. As dispensas são mais comuns entre adultos, estudantes já empregados ou em casos de restrições de saúde.

Segundo a lei 9.394/96, as aulas de Educação Física são facultativas para alunos que cumpram uma jornada de trabalho de seis ou mais horas, tenham mais de 30 anos e prestem serviço militar ou estejam obrigados à prática física semelhante. Também entram nesse grupo adolescentes e crianças que tenham alguma condição de saúde que não permita a execução frequente de exercícios e estudantes grávidas ou que tenham filhos. 


Contudo, quem opta por não participar das atividades físicas ainda tem obrigações no período: os dispensados devem receber outras tarefas para que seu desenvolvimento e sua avaliação no final do ano não sejam prejudicados. "O aluno precisa estar presente como os demais", diz o coordenador do Conselho Federal de Educação Física, Walfrido José Amaral. O profissional afirma ainda que nenhum estudante pode ser excluído da aula. Se ele escolher ficar fora das quadras, poderá executar outras tarefas, como ajudar o professor, apitar as partidas ou entregar um trabalho avaliativo. 


Os pontos positivos da participação nas aulas de educação física são diversos. Entretanto, na opinião de Silvana Lages, supervisora pedagógica da Escola Estadual Governador Milton Campos, de Belo Horizonte, em determinados casos ela pode não ser tão eficiente. Ela ressalta que, quando o estudante já trabalha, por exemplo, às vezes fica muito cansado para fazer qualquer atividade física, o que pode prejudicá-lo. "O ruim é ficar obrigando um aluno que não tem tempo", opina. Mesmo assim, ela conta que, na instituição em que trabalha, a maioria dos alunos gosta e participa das aulas. 


Algo semelhante ocorre na Escola Municipal Maestro Lorenzo Fernandes, do Rio de Janeiro. No ensino médio, muitos estudantes preenchem os critérios que permitem optar pela dispensa da educação física, mas optam por participar das atividades convencidos dos benefícios pelos professores. "Todo esse trabalho que você faz vai ajudar no conjunto, no raciocínio. Você vai melhorar a sua disposição, vai ter um ganho de ânimo", argumenta uma das professoras de Educação Física do colégio, Maria Perpétua Pereira. 


O aumento da capacidade motora, de coordenação e a melhora do raciocínio rápido, usado no momento de fazer uma jogada mais complicada, por exemplo, são alguns dos fatores positivos apontados pela educadora. De acordo com ela, fazer esportes não apresenta vantagens somente sob o ponto de vista físico. 


Ao participar de um time e entrar em contato com os colegas em um jogo, o aluno aprimora sua capacidade de se relacionar. "Saber a hora de ouvir o outro e ceder a sua vez, ter aquele diálogo positivo. Para as pessoas que não têm esse convívio, fica mais difícil criar essa relação", afirma, destacando ainda que a rapidez de pensar em estratégias de jogo melhora o pensamento lógico, que beneficia o aluno em outras áreas do ensino, como ciência e matemática. 


Fonte: Portal da Educação Física.

A importância do professor de Educação Física nas escolas

Historicamente a Educação Física passou por diversas transformações e entendimentos no âmbito escolar, conforme consta nos PCNs (Parâmentros Curriculares Nacionais), passando pelo higienismo, militarismo, até sofrer forte influência dos pensamentos pedagógicos.

A partir daí, iniciam-se algumas tendências pedagógicas no âmbito escolar através de abordagens, sendo elas a psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e crítica. Dessa forma, com novas pesquisas e estudos, a Educação Física Escolar vem inovando e proporcionando aos educandos novas formas de ensino/aprendizagem em busca de novos conhecimentos.

Hoje a Educação Física em âmbito escolar é uma disciplina que atua desde a a educação infantil, passando pelo ensino fundamental I e II, ensino médio, EJA e também com atuação nas universidades.

Em cada grau de escolaridade, a Educação Física Escolar tem sua atuação planejada conforme a idade e a capacidade de entendimento do educando, desenvolvendo com responsabilidade os conteúdos previstos.

Não existe nenhum documento oficial que dispense o aluno da prática da Educação Física, a não ser os já existentes na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 9394 Lei nº 10.793.

Ou seja, os alunos praticantes de atividades em academias e modalidades esportivas de treinamentos não poderão ser dispensados da prática da Educação Física, pois a disciplina desenvolve atividades e habilidades da cultura corporal de forma que os alunos possam praticar e refletir. Pelo que podemos entender, as escolas que dispõem desses níveis de ensino devem obrigatoriamente oferecer aos alunos a disciplina de Educação Física.

Quanto à resolução publicada no DOU - Diário Oficial da União - no dia 9 de dezembro de 2010 (que desde então vem causando polêmica), que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de nove anos. "Art. 31 Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os componentes curriculares de Educação Física e Artes poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes."

O artigo propõe a dispensa do professor de Educação Física das escolas. Então questionamos o que esses professores iriam ensinar aos alunos, pois eles não possuem formação adequada para atuarem como professores de Educação Física, pois hoje um professor de Educação Física, para atuar em uma escola, deverá no mínimo estar cursando a sétima fase do Curso de Educação Física, pois acredita-se que a partir dessa etapa o professor estará apto a desenvolver as atividades que vão ao encontro da disciplina.

Como professores de Educação Física, temos um papel de suma importância dentro da escola, assim como os demais professores em suas disciplinas. Nossos ensinamentos rompem as barreiras das quatro bolas (futebol, handebol, voleibol e basquetebol), pois somos também pesquisadores e nos especializamos nessa área do saber para proporcionar à comunidade escolar um ensino de qualidade.

Trabalhamos com princípios de inclusão e diversidade, dando oportunidade a todos de forma igualitária, respeitando suas capacidades conforme sua idade ou dificuldade.


Por Edenilson José Prudêncio | CREF 002425/G - Professor de Educação Física

sexta-feira, 6 de julho de 2012

SELEÇÃO FINALIZADA - PROGRAMA SEGUNDO TEMPO

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
NÚCLEO ESCOLA DONA LIVRAMENTO ARAÚJO (SANTA QUITÉRIA 2)
Professor: Francisco Cleverlan Feijó Rodrigues
Monitor: Marciano Alves Farias

SELEÇÃO FINALIZADA

FAIXA ETÁRIA: 7 a 11 anos TURNO: Manhã
Ana Clara Aguiar Paiva
Andrine Araújo de Oliveira
Antonia Estefany Adrião de Mesquita
Antonio Jailson Pinto Alves
Carla Hellen Araújo Melo 
Clara Elis Sousa Vasconcelos
Dário José Franca Ferreira
Francisca Karen Rodrigues Costa
Francisco Aquilys Lopes Rodrigues
Francisco Luan Gomes Lopes
Francisco Roger Pessôa Gomes
Francisco Samuel Maciel Freires
Geisivan Galdino de Sousa
Gleidson Ferreira Martins
Imara Araújo de Vasconcelos
Jéssica Aparecida Loiola
Jéssica Kelly Alves do Nascimento
João Vitor Ávila Franca
José Mario Ximenes de Castro
José Ricardo Gomes de Melo
Joyce Ávila Ximenes
Luís Gustavo Mesquita Lopes
Maria Alessandra de Almeida Sousa 
Maria Gabriela Torres Rodrigues
Maria Gabriele Sousa dos Santos
Maria Graziele Sousa dos Santos
Maria Ludmilly Farias Rodrigues
Mateus Oliveira Vasconcelos
Matheus Mesquita dos Santos
Reffânia Rodrigues Matos
Riquelme Torres Mariano
Ryan Felipe Paiva do Nascimento
Wandemberg Mesquita Sousa Lopes

FAIXA ETÁRIA: 12 a 17 anos  TURNO: Manhã
Antonia Tamires Gomes
Antonio Cassiano Paula Magalhães 
Daiane Nascimento dos Santos
Danilo Franco do Nascimento
Diovana Maria Duarte de Sousa
Douglas de Oliveira Nascimento
Emerson Rocha Andrade
Fagner Paiva Ximenes
Francisca Leila Araújo Silva
Francisco Adílio Sousa
Francisco Anderson Paiva Melo
Francisco Carlos dos Santos
Francisco Egdene Rodrigues do Nascimento
Francisco Emerson Costa Lima
Francisco Matheus Daniel Pereira
Francisco Rafael Rodrigues de Paiva
Francisco Ronaldo Pessoa Gomes
Francisco Thales de Sousa Braga
Francisco Wallason Paiva Melo
Gabriela dos Santos Ferreira
Geísa Galdino de Sousa
Gilbert Leon Pereira 
Ingrid Oliveira Souza
Isaias Paiva Oliveira
Janderson Sousa de Almeida
João Victor Rodrigues
Lucas Rodrigues Lima
Maria Eduarda dos Santos 
Maria Paula Ribeiro de Sousa
Mariana Januário da Costa 
Pedro Henrique da Silva Ferreira
Vitória Rodrigues Ferreira 

FAIXA ETÁRIA: 12 a 17 anos  TURNO: Tarde
André Bastos de Souza
Andreza Ferreira Pereira
Antonio Hugo Pereira Lima
Antonio Johnray Farias Rodrigues
Benedito Denilson Galdino de Sousa
Eduarda Lima de Oliveira
Érikles Eduardo Paiva Silva
Évila de Fátima Paiva Oliveira
Franciberg de Mesquita Sousa Lopes
Francisca Érica de Paula Bezerra
Francisca Naiara Oliveira dos Santos
Francisco Alécio Dias de Vasconcelos
Francisco Anderson Rodrigues Alves
Francisco Ariêuton Gomes Sousa
Francisco Charles Alves Araújo
Francisco Evair Duarte Moraes
Francisco Laércio Dias de Vasconcelos
Gairo Aguiar Paiva
Gillânyo Souza Paiva
Iago Sousa Loiola
José Antonio Alves Filho
José Araújo de Sousa Filho
José Luanderson Januário da Costa
Joyce Ivana Rodrigues Ximenes
Leandro Rocha de Moura
Luciano Silva Rodrigues
Maria Isabelly Farias Rodrigues
Maria Taislane Gomes Oliveira
Mirlla Maria Lopes dos Santos
Natália Castro Silva
Patrícia Sousa de Almeida
Pedro Henrique Lima Ximenes
Rodrigo Rodrigues Moreira
Sônia Maria Santana Rodrigues
Thainara Alves Pereira
Viviane Pinto do Nascimento

1º PERÍODO
Espaços físicos: Quadra Esportiva
Modalidades: Futsal, Vôlei (Coletivas)
                          Atletismo (Individual)
Atividades complementares: Gincanas, Queimada, Futevôlei, Dominó, Peteca, Badminton, etc.

sábado, 23 de junho de 2012

2° ARRAIÁ CUMADE NEUSA


TODOS DE LISIEUX E REGIÕES CIRCUNVIZINHAS ESTÃO CONVIDADOS PARA PARTICIPAR DO 2° ARRAIÁ DA EEM MARIA NEUSA ARAÚJO MOURA, ARRAIÁ CUMADE NEUSA!

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO - NÚCLEO ESCOLA DONA LIVRAMENTO ARAÚJO



Após a nova seleção dos professores e monitores do Programa Segundo Tempo, através de processo seletivo que ocorreu em janeiro, fevereiro e março deste ano (através de inscrições, provas online e entrevistas), será reiniciado as atividades esportivas nos núcleos de Santa Quitéria. O município receberá nesse ano quatro núcleos: Ginásio Poliesportivo, Estádio Municipal, outro no Bairro dos Pereiros e Escola Dona Livramento Araújo (Distrito de Lisieux).

O Segundo Tempo como Programa Estratégico do Governo Federal tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. 

O Núcleo é caracterizado pela composição de um grupo de 100 crianças, adolescentes e jovens, que sob orientação de profissionais (um professor e um monitor, remunerados pela Secretaria do Esporte) desenvolvem atividades esportivas e complementares. São ofertadas três modalidade a cada aluno. Esse beneficiado deve ter faixa etária entre 7 e 17 anos de ambos os gêneros. É obrigatório ser estudante do ensino público, proveniente de famílias de baixa renda e que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social.

Apresentação do Professor Cleverlan 
e do Monitor Esportivo Marciano
no Núcleo Escola Dona Livramento Araújo.
Serão oferecidas 2 modalidades coletivas e 1 individual em cada núcleo, desenvolvidas 3 vezes na semana. Futebol, voleibol, handebol, basquete e futsal estão entre as modalidades coletivas. Enquanto as individuais são atletismo e xadrez. 


O Núcleo Escola Dona Livramento Araújo (Lisieux) terá como Professor, o professor de Educação Física Francisco Cleverlan Feijó Rodrigues (eu!) e como Monitor Esportivo, Marciano Alves Farias.




As inscrições dos alunos serão realizadas entre os dias 25, 26 e 27 de junho.