Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM - 3º A - 28/02/2019


A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA HIPERTENSÃO ARTERIAL
Autor: Tiago Peçanha, M.D. Doutorando da Escola de Educação Física e Esporte da USP
Revisora: Profa. Dra. Katia de Angelis (diretora do Departamento de Atividade Física da SBH)

A Hipertensão Arterial, também chamada de pressão alta, é uma doença crônica na qual a pressão arterial se mantém elevada. É uma doença muito comum na população brasileira e mundial. Levantamentos populacionais mostram que cerca de um terço da população adulta brasileira tem pressão alta. Esta proporção é ainda maior em idosos - o que é preocupante, visto que a hipertensão é uma das principais causas de doença ou morte cardiovascular.
O tratamento da hipertensão arterial envolve o uso de medicamentos e a modificação do estilo de vida. Dentre os hábitos saudáveis, a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo deve ser estimulado pois muitos estudos científicos demonstram vários efeitos benéficos da prática de atividades físicas sobre a pressão arterial.
A realização regular de atividades físicas reduz a pressão arterial tanto de indivíduos que já tem a pressão alta, quanto daqueles que ainda não tem a doença, mas que têm um risco elevado de desenvolvê-la, como os filhos de hipertensos, os obesos e os pré-hipertensos entre outros. É interessante observar que com a prática física regular, a pressão arterial diminui não só em repouso, mas também quando a pessoa está realizando suas atividades diárias e quando sofre uma situação estressante.
É importante destacar também que, além de diminuir a pressão arterial, a realização regular de atividades físicas também: 1) diminui a gordura corporal e a gordura no abdômen, ajudando a emagrecer; 2) reduz o colesterol e os triglicérides, melhorando o chamado perfil lipídico; 3) diminui a glicemia, ou seja, o açúcar no sangue, ajudando a prevenir e controlar o diabetes. A prática de atividades físicas melhora ainda a qualidade do sono e ajuda a combater o estresse. Como todos estes fatores costumam estar alterados em quem tem pressão alta, aumentando o risco de ocorrer eventos cardiovasculares, como um infarto ou um derrame, a prática regular de atividades física ao diminuir esses fatores, diminui a chance de ocorrência desses eventos nos hipertensos.
Desta forma, a prática regular de exercícios físicos é recomendada para prevenir e tratar a hipertensão arterial. É importante salientar, que a quantidade de atividade física necessária para promover os benefícios mencionados não precisa ser elevada. Basta fazer atividades aeróbicas por 30 minutos em intensidade moderada na maioria dos dias da semana:
Atividades aeróbicas como caminhada, ciclismo, natação, corrida, dança, entre outros. Estas atividades podem ser feitas no seu tempo livre em parques, praças, clubes, academias, casa, etc; mas também podem ser introduzidas na sua rotina diária, como no seu trabalho ou no seu deslocamento para as tarefas cotidianas. Por exemplo, ir à pé aos locais próximos, caminhar na hora do almoço, subir de escada ao invés de usar o elevador, usar as ciclovias da cidade e assim por diante. Na impossibilidade de se fazer 30 minutos contínuos, pode-se ainda dividir essa atividade em duas sessões de 15 minutos ou três sessões de 10 minutos ao longo do dia em intensidade moderada, ou seja, durante a atividade, a pessoa deve sentir a temperatura do corpo mais alta, mas não deve estar suando demais, deve sentir que a respiração acelerada, mas não deve estar ofegante e deve sentir que o coração está batendo mais rápido, mas não deve estar disparado. Esta atividade pode ainda ser complementada com a realização de exercícios com pesos e de alongamento.
Assim, não há justificativas para não se tornar ativo. A adoção de uma vida ativa é possível. Não precisa ser atleta, basta incluir um pouco de atividade física em sua vida que os benefícios aparecem e a pressão arterial diminui. A atividade moderada é a melhor escolha, pois não traz contra-indicações para a população em geral. Porém, se a pessoa apresentar sintomas como dores no peito ou desconforto respiratório quando estiver fazendo a atividade física, é importante parar e procurar um médico.

EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM
1)     O que é a hipertensão arterial?
2)      Quais os fatores de risco para a hipertensão arterial?
3)      Qual o tratamento da hipertensão arterial?
4)     Quais os benefícios da atividade física em indivíduos hipertensos?
5)     Que atividades são  indicadas para pessoas hipertensas?

6)   Por que atividades físicas moderadas são as mais indicadas para evitar ou tratar doenças crônicas-degenerativas?




Nenhum comentário:

Postar um comentário