Discóbolo (“O arremessador do disco”) feito de mármore, pelo escultor Myron, datado de 450 a.C. Atualmente encontra se no Museu Nazionale Romano na Itália em Roma. O arremesso de disco criado na Grécia mitológica, é a prova considerada mais antiga de arremesso no atletismo.
Supõe-se que os discos eram feitos de pedra e não tinham o formato circular quanto os de hoje que sofreu aperfeiçoamento devido o tempo e a tecnologia. Este esporte foi muito popular na Grécia Antiga, levando vários artistas da época a estudá-lo, presumi-se que devido à variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: o discóbolo de Alcamenes e Myrón, além outros anônimos.
O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão. Aprovada em reunião plenária do Conselho Federal de Educação Física. É a representação ideal de um atleta. Capta a natureza do movimento como se tratasse de uma fotografia instantânea. A detalhada descrição da musculatura revela grande conhecimento da anatomia masculina. O rosto é inexpressivo e ideal, sem revelar o esforço do lançamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário