Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2013

Importância do Basquete


Fisicamente, o basquete é um esporte bastante completo, que exige grande capacidade de explosão física e também de força muscular. Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço. Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.
Economicamente, é um esporte barato, que pode ser praticado ao ar livre, em praças, parques, escolas e clubes. Sobre os riscos, o maior risco para os jogadores de basquete são as lesões nas extremidades, como tornozelos e pontas dos dedos, mas também nos joelhos, ombros e cotovelos.  Se praticado com freqüência, o basquete dá resultado rápido, tanto em relação à perda de gordura quanto ao ganho muscular. O gasto calórico médio depende muito do tempo e do ritmo do jogo de cada um. Mas, como o basquete é um ótimo exercício aeróbico, o gasto é grande, podendo ficar em torno de 500 a 800 kcal em uma hora.Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa, além das condições climáticas, do piso e tamanho do campo.

A prática do basquete pode ser realizada por todo mundo,  aquela conversa de que precisa ser alto só serve para quem quer ser profissional. Aliás, se a intenção for essa, é bom começar cedo, por volta dos 10 ou 12 anos de idade. Mas é importante lembrar que força e velocidade são tão importantes quanto a altura. Cuidados com relação à vestimenta, usar tênis com boa absorção de impacto e roupas folgadas, que facilitem os movimentos. Dicas de especialistas,  jogue com seus amigos, monte a sua equipe. Isso aumenta a segurança e a diversão. E lembre-se de deixar os baixinhos e os gordinhos jogarem. No basquete, velocidade e inteligência para o jogo são tão importantes quanto a força e a altura.

2 comentários: