Páginas

domingo, 27 de agosto de 2017

ATIVIDADE DE PESQUISA - 3º ANO A e 3º B - 28/08/2017

CONHEÇA AS VITAMINAS ESSENCIAIS PARA SUA SAÚDE
As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o seu bom funcionamento, principalmente porque ajudam a evitar muitas doenças. Esse grupo de nutrientes orgânicos promove o bem-estar físico e mental. Como não são fabricadas pelo nosso corpo, precisamos saber quais suas funções e em quais alimentos encontrá-las. São ainda, classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis, de acordo com suas capacidades de se dissolverem em água ou óleo.
Vitaminas Lipossolúveis: possuem facilidade na absorção, transitam pelo sistema e são eliminadas pela urina. Logo, não são armazenadas, exceto a vitamina B12 que é retida no fígado. (são solúveis em gordura). Quais são? Vitaminas A, D, E, K.
Vitaminas Hidrossolúveis: nesse caso, o organismo utiliza o que necessita e elimina o excesso. (são solúveis em água). Quais são? Vitamina C e Vitaminas do complexo B.
A falta de vitaminas, ou avitaminose, é a carência de vitaminas no corpo causada pela má absorção do organismo ou pela falta de ingestão vitamínica em forma de alimento ou suplemento. As vitaminas são necessárias para o bom funcionamento do corpo humano e estão presente nos alimentos em geral, mas especialmente nas frutas e legumes.
A melhor maneira de consumir todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo é fazer uma alimentação saudável e variada, de preferência incluindo alimentos frescos e biológicos. A suplementação vitamínica com comprimidos também é uma alternativa para prevenir ou tratar a falta de vitaminas e suas consequências (embora o consumo de complexos vitamínicos não devam substituir uma boa alimentação, nem ser consumido sem orientação e supervisão médica).
Benefícios das Vitaminas
ü  Melhora a pele e mucosas.
ü  Age sobre o sistema nervoso, trabalhando o metabolismo dos açúcares, das gorduras e das proteínas.
ü  Fornece energia ao organismo.
ü  Melhora a oxigenação celular.
ü  Ajuda nos processos de cura e rejuvenescimento.
ü  Age nos glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele.
ü  Age sobre o tecido conjuntivo, tem poder desintoxicante, combate o stress e também como antibiótico natural.
ü  Auxilia na cura de doenças e infecções.
Conheça cinco vitaminas fundamentais para boa saúde e funções do corpo:
Vitamina A
Se você quer praticar esportes, ter ossos saudáveis, enxergar perfeitamente, possuir um sorriso bonito, com dentes fortes e ainda proteger a sua pele dos radicais livres, tem que consumir vitamina A. Conhecida também como retinol, o nutriente é uma vitamina lipossolúvel essencial para a visão, e pode ser obtida através da alimentação saudável. Ela apresenta duas categorias: a de origem animal é encontrada em produtos como fígado, leite e derivados, ovo (gema) e peixe. Já a vegetal está presente no azeite de dendê, frutas e vegetais amarelos e laranjas (batata doce, abóbora, cenoura, manga), além das folhas verde escuras (alfafa, folhas de mostarda, bertalha, couve, brócolis, escarola, espinafre).
Vitamina C
Você treina regularmente, capricha na hidratação, malha, adora participar de provas e melhorar seus tempos, mas volta e meia é surpreendido com imunidade baixa e resfriado? Pode ser falta de vitamina C! Conhecida também como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel. Suas fontes naturais de alimentos estão na acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, laranja, limão, mamão, fruta do conde, brócolis, pimentão, pimenta vermelha, couve, couve-flor, espinafre, ervilha, repolho, salsinha, alface, tomate, cenoura, mandioca e batata.
Vitamina D
Para garantir um bom nível de vitamina D no seu corpo e ter ossos saudáveis, a receita é bem simples: tome sol (com proteção), alimente-se adequadamente e pratique exercícios físicos.  É uma vitamina lipossolúvel, obtida principalmente através da luz solar (90% é sintetizada na pele humana pela radiação UV-B) e de fontes dietéticas (10%). Na dieta, poucos alimentos são fontes de vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga, peixes como arenque, salmão, cavala e, em menor quantidade, sardinha e atum.
Vitamina K
Você está praticando uma atividade física descalço e acaba tropeçando em uma pedra. Seu pé começa a sangrar, mas você quer ficar curado do corte logo. Se o nível de vitamina K do seu corpo estiver em equilíbrio, a coagulação sanguínea do ferimento vai ajudar no fim do sangramento. Essa é a principal característica do nutriente lipossolúvel. A forma predominante dela nos alimentos é a filoquinona (vitamina K1). Vegetais de folhas verde-escuras contêm maior teor de filoquinona e contribuem com 40-50% da ingestão total (espinafre, brócolis, repolho, alface). 
Vitamina B12
A B12 ou cobalamina é uma vitamina fundamental para o metabolismo do organismo. Ela é essencial para a integridade dos sistemas nervosos central e periférico. Além disso, a vitamina B12 participa da formação das hemácias e a sua deficiência pode causar a anemia megaloblástica. Quando é de origem autoimune com a ausência do fator intrínseco (substância produzida pelo estômago), essa anemia ganha o nome de perniciosa.
IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS E SAIS MINERAIS PARA A ATIVIDADE FÍSICA
Todos aqueles que fazem alguma atividade física mensalmente necessitam de vitaminas e sais minerais que os mantenham firmes para designar qualquer tipo de exercício. Esses mesmos nutrientes podem ser encontrados através de vários alimentos potencializadores da força. Consumir diversos vegetais, frutas, sementes, proteínas e óleos são indispensáveis. Somente esses terão poder ativador de formar músculos e ainda trazer força para o desempenho das atividades. Além disso, fazem com que o corpo funcione perfeitamente, bem como o organismo. As vitaminas desencadeiam benefícios como melhora funcionamento do organismo, reações metabólicas, sistema imunológico, rendimento de atletas e praticantes de exercício físico.
Quando colocamos nosso corpo a prova de atividade física, o mesmo por si só realiza o aumento da produção de radicais livres. Esses são responsáveis por roubar nossos elétrons das células saudáveis. Essa é uma maneira inteligente que eles conseguem permanecer mais tempo no corpo.
EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM
1.      O que são as vitaminas?
2.      Qual a diferença entre as vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis.
3.      O que é a avitaminose?
4.      Quais os benefícios das vitaminas?
5.      Explique os benefícios das seguintes vitaminas:
a)      Vitamina A
b)      Vitamina C
c)      Vitamina D
d)     Vitamina K
e)      Vitamina B12

6.      Qual a importância das vitaminas e sais minerais para um bom desempenho durante a atividade física?

Nenhum comentário:

Postar um comentário